09 março 2009

Personalizando o Preto e Branco

Duas matérias chamaram muito a minha atenção na edição # 24 da ótima Photo Magazine. Primeiro a excelente descrição do que é e como funciona um laboratório preto e branco. Cleber Machado mostra com exatidão e de maneira até um tanto poética tudo o que um fotógrafo pode vivenciar no quarto escuro: desde o momento em que se coloca o filme na espiral (se ouvir o click já era, pode voltar e fazer tudo de novo, experiência própria...) até a secagem da foto. Fantástica a matéria!!


Depois, uma dica para se deixar uniforme o padrão de tons em preto e branco das imagens convertidas nos programas de edição, em especial o Photoshop. Presets em preto e branco já criei muitos , mas confesso que nunca tive o cuidado de me preocupar em dar uma "cara", ou melhor, a minha cara para eles...Realmente isso me incitou a tentar criar o meu preto e branco, uniformizar todas as minhas próximas fotos...tarefa que não é nada fácil!


Passeando por aí em vários sites de fotógrafos, notei uma tendência em deixar o PB mais amigável, mais suave, menos cortante...e para isso vi que muitos profissionais se valem de um tom (não sépia) talvez algo entre o berinjela-profundo (?) e baunilha acrescentado ao padrão PB...


No Action Central encontrei o Vanilla II, mas acho sem muito contraste, não sei...então mexi num preset PB que criei no Photoshop e incrementei com mais contraste e uma fill layer colorida. Acho que gostei do resultado :-)



0 comentários:

© :: Copyright - Paula Marcili Fotografia Artistica ©2008-2016. Blog Design by Paula Marcili ::